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Em latim, Ad hoc significa “para esta finalidade”, e é utilizado em diversos meios, como no Direito, na Filosofia ou mesmo em Informática. O termo também é empregado em pesquisa de mercado e, quando pensamos em pesquisa de mercado com análise sensorial, a pesquisa Ad hoc é fundamental na estratégia da empresa.

O raciocínio é simples, os produtos podem parecer iguais, mas nunca são. Todos possuem seu diferencial: cor, cheiro, densidade… E, assim como os produtos são diferentes, as necessidades de informações das empresas sobre seus produtos também são.

Por isso, uma pesquisa Ad Hoc é uma pesquisa feita sob encomenda para a empresa contratante. Ou seja, as informações solicitadas e os resultados são exclusivos para a empresa. Por este motivo, este tipo de pesquisa está se tornando tão comum, já que auxiliam em tomadas de decisões estratégicas de maneira eficiente e dados concretos.

Ao contratar uma empresa que realiza análise sensorial, verifique a oportunidade de realizar uma pesquisa Ad hoc para o seu produto. A partir disso, a empresa de Pesquisa de Mercado deve levantar quais serão os tipos de estudos aplicados, tais como Quantitativo (CLT ou HUT) e Qualitativo (Focus Groups), com emprego de testes e técnicas apropriadas para levantamento dos dados desejados.