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A escala hedônica estruturada é um método que analisa a preferência dos consumidores por determinados produtos por meio de uma avaliação que contém uma escala de respostas previamente estabelecida. Constantemente usado em testes afetivos, de preferência e aceitação, este método permite julgar a qualidade do produto de acordo com as percepções do consumidor e suas afirmações.

Neste modelo de teste, os provadores são questionados sobre a sua preferência em determinadas amostras de produtos, seguindo uma escala de respostas já estabelecida com base em atributos gosta e desgosta. Dessa forma, as respostas são associadas a valores numéricos para serem analisadas estatisticamente.

Existem outros tipos de escalas Hedônicas, como a escalas ordinais ou escalas nominais, por exemplo. Contudo, as escalas estruturadas são facilmente compreendidas pelos consumidores e provadores, facilitando a realização dos testes.

Na realização dos testes, os provadores devem ser instruídos sobre as principais características do produto em questão. As amostras são disponibilizadas em ordem aleatória e os participantes são perguntados sobre o que mais gostam ou desgostam, de acordo com a escala. É recomendável um tratamento cuidadoso ao programar as expressões, evitando ambiguidade nas respostas, confusão ou dificuldade de decisão ao provador.

O modelo de escala hedônica estruturada mais utilizado consiste em nove itens:

  • Gosta extremamente;
  • Gosta muito;
  • Gosta moderadamente;
  • Gosta pouco;
  • Indiferente;
  • Desgosta pouco;
  • Desgosta moderadamente;
  • Desgosta muito;
  • Desgosta extremamente.

Uma das grandes vantagens da escala hedônica estruturada é o fato de que pode ser realizada tanto por provadores não treinados, como por provadores treinados, o que pode ajudar no processo de recrutamento.

Se a ideia for verificar o quanto o consumidor gosta ou desgosta de seu produto em relação à concorrência, se for necessária uma avaliação mais particular de gosto, esse método certamente contribuirá para os seus objetivos.