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Na avaliação da aceitabilidade de um produto, a análise sensorial possui vários métodos hedônicos à sua disposição.Um deles, de caráter quantitativo, é feito em ambiente não controlado, o chamado HUT (Home Use Test), também conhecido como Teste Com Uso Domiciliar.

Contrário ao CLT (Central LocationTests), que é feito em ambientes controlados e com a participação dos avaliadores durante um período de tempo de forma programada,o HUT é um teste domiciliar, feito na casa do consumidor como se fosse um consumo autêntico do dia a dia.

O teste oferece um método ainda mais realístico de pesquisa, afinal, o consumidor terá vários dias para usar o produto nas diversas tarefas cotidianas. Em algumas ocasiões, o usuário de determinado produto pode modificá-lo, seja por meio de adição de ingredientes ou cozimento, por exemplo.

O tempo em que os produtos serão testados pode variar e vai depender das características da avaliação e do produto. Após a realização do teste, os dados são coletados e levados ao laboratório para serem avaliados.

Entretanto, o método HUT não é recomendado a todos os tipos de produtos. Apesar de ser um teste bem realístico, a possibilidade de não se controlar os testes pode ser um problema. Outro ponto negativo é o fato de o organizador da pesquisa não saber quem experimentou realmente aquele produto e em quais circunstâncias.

Dessa forma, é possível constatar que o HUT pode ajudar no desenvolvimento de um produto mais avançado devido às experiências dos consumidores. Além disso, por meio dessa avaliação é possível mensurar importantes informações, tais como os níveis de satisfação do usuário e a intenção de compra.