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A pesquisa de satisfação do cliente é uma grande oportunidade para a marca avaliar a sua performance a partir do ponto de vista do cliente.  Esse tipo de pesquisa mede aspectos como a qualidade externa ou a atuação da empresa em seus negócios. Entre várias metodologias, a Sala de Espelhos é uma importante forma de avaliar a opinião do consumidor quanto a visão dele da marca e seus produtos.

A pesquisa em sala de espelhos é realizada num espaço preparado com vidros espelhados em um dos lados, permitindo que os observadores assistam à sessão sem serem percebidos.

Essa estrutura permite que o próprio empreendedor acompanhe o que está sendo dito.

Se de um lado do vidro estão os moderadores, do outro está o grupo com os participantes conforme o perfil da pesquisa. Os grupos normalmente variam entre 8 e 12 pessoas, embora cada pesquisa pode ter suas particularidades.

Qual é a vantagem?

A importância dessa pesquisa pode ser explicada por uma outra pesquisa, essa no campo da física, chamada de “fenda dupla”, que mostra que o comportamento pode ser alterado pela presença de um observador.

Nesta caso, a sala de espelhos é uma ótima forma de limitar ou acabar com possibilidades de mudanças de opiniões, uma vez que não há observadores aparentes.

Também existe a possibilidade que o cliente observador realize anotações em tempo real e envie informações ou questões ao moderador com direcionamentos específicos aos consumidores, sem que estes sofram com interferências durante a pesquisa na sala de espelhos.

Por meio dessa metodologia qualitativa, portanto, é possível obter de maneira bem mais precisa a percepção do cliente quanto ao produto analisado. Além de examinar com detalhes as experiências pessoais dos consumidores e entender mais de uma perspectiva individual.

Os níveis de satisfação dos consumidores normalmente constituem uma das maiores prioridades em empresas que prezam pela qualidade de seus produtos e serviços. Sendo assim, os resultados alcançados junto aos clientes são de muita relevância.