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Um dos tipos de testes que podem ser aplicados em um ambiente controlado é o chamado Teste Afetivo. Os métodos afetivos devem colher a opinião do consumidor para trazer uma avaliação quanto ao gosto do consumidor, ou seja, se ele gosta ou não daquele produto, tentando entender as preferências do público-alvo.

O teste afetivo pode ser aplicado:

  • Entre produtos concorrentes, para verificar quanto o consumidor gosta ou desgosta do seu produto em relação ao que está disponível no mercado.
  • Na avaliação da mudança da qualidade do seu produto, como quando há a necessidade de se trocar uma ou mais matérias-primas.
  • Descobrir o gosto do público-alvo potencial do produto.
  • E no desenvolvimento de novos produtos.

 

Os parâmetros a serem considerados na escolha dos painelistas podem variar, mas no geral são: frequência de uso do produto, idade, sexo e renda. Podem ainda ser considerados fatores culturais e étnicos, além de critérios demográficos (este último intrinsicamente ligado a cultura local, clima e tempo etc).

Os métodos afetivos são o de preferência e o de aceitação. O ensaio de preferência é conhecido como pareado-preferência e é realizado para que o painelista assinale, entre duas amostras, aquela de sua preferência.

Já o painel para um teste afetivo de aceitação utiliza a escala hedônica estruturada em nove pontos, com a qual o painelista vai avaliar, entre as amostras, a que mais lhe agrada, resultando em um mapa de preferência por ser usado com vários painelistas e diferentes atributos. É um teste mas particularizado, que permite avaliar mais de um atributo no mesmo teste.