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Um dos grandes problemas no mercado de cosméticos é a perda da eficácia dos produtos, que pode acontecer devido a processos físico-químicos, microbiológicos ou toxicológicos. A ineficiência do cosmético nesse processo pode causar danos ao consumidor, além de uma grande perda de confiabilidade. Dessa forma, os testes de eficácia durante a análise sensorial são fundamentais para entender as perdas de atributos nesses produtos.

Para se qualificar como eficaz, um produto precisa reunir uma série de qualidades positivas e alcançar resultados esperados. No mundo dos cosméticos existem propriedades relacionadas à eficácia que são naturalmente percebidas pelos usuários. A sensação de hidratação causada por cremes, por exemplo, é facilmente percebida por meio do tato e a visão.

Quando um cosmético passa do seu prazo de validade, ele não oferece a garantia de que os ingredientes empregados serão eficazes. Alguns produtos podem sofrer oxidação e causar efeitos inesperados. Em alguns casos, esses processos podem oferecer perigo aos consumidores. Um protetor solar que deixa de defender a pele está colocando em risco a saúde do usuário, assim como um creme que em vez de hidratar, irrita a pele.

O processo degenerativo de um cosmético também é facilmente percebido. Normalmente a cor, o cheiro e a textura ficam diferentes. Em alguns casos, os ingredientes se separam, ficando visíveis por meio da embalagem.

A análise sensorial exerce papel fundamental na busca pela eficiência desses produtos. Existem equipamentos que possibilitam avaliar a pele em diferentes parâmetros. Além disso, por meio da pesquisa é possível especular as perdas sensoriais devido ao armazenamento, embalagem, transporte, etc. Sem contar na definição da vida útil do produto devido a todos esses itens citados.

Ao contratar uma empresa de Pesquisa de Mercado com Foco Sensorial, verifique como os testes de eficácia são preparados, se o ambiente dos testes são controlados, se a armazenagem dos produtos é adequada. Esses são apenas alguns pontos importantes para exigir qualidade no momento da contratação de uma empresa de pesquisa sensorial.