Blog

10 curiosidades sobre o olfato

Importante sentido e um dos mais explorados pelo marketing sensorial, o olfato está relacionado à capacidade humana de sentir cheiro. É um sentido que está ligado também ao paladar, já que, sem ele é quase impossível diferenciar os sabores dos alimentos.

Diversas marcas têm usado fragrâncias exclusivas não só para atrair o cliente, mas também para criar um conceito sobre um produto ou serviço.

Dito isso, veremos abaixo 10 curiosidades sobre o olfato:

– O olfato é o primeiro sentido a se desenvolver no recém-nascido é o olfato. Os demais sentidos só irão se desenvolver depois de alguns dias. O bebê é capaz de reconhecer a mãe pelo cheiro.

– As mulheres têm o olfato mais desenvolvido do que os homens. Isso acontece porque o cérebro feminino tem entre 40% e 50% mais células na região do bulbo olfatório comparado ao masculino.

– O ser humano possui 25 milhões de células olfativas.

– Alguns animais possuem uma capacidade olfativa muito superior aos homens. É o caso dos ratos, dos elefantes africanos e dos cães.

– O ser humano tem a capacidade de sentir até um trilhão de cheiros diferentes.

– Uma pessoa adulta consegue se lembrar dos cheiros que sentiu na infância e que ficaram marcados por experiências positiva ou negativas.

– A capacidade de sentir cheiros pode diminuir seja pela idade ou saúde.

– O sabor dos alimentos depende do cheiro. Por isso, quando estamos gripados sentimos menos estímulos para comer e os alimentos parecem sem sabor.

– Quando estamos num local com algum cheiro forte não conseguimos sentir outros odores à volta.

– Sentir cheiros agradáveis pode te deixar feliz. Determinadas fragrâncias podem afetar o humor das pessoas.

Utilizar a capacidade olfativa para conquistar os clientes pode ser uma boa estratégia para alavancar um negócio. Para auxiliar um empreendedor na exploração do olfato e de outros sentidos, a pesquisa de marketing sensorial é uma importante ferramenta para entender as necessidades e desejos do seu público.