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A lembrança de uma marca acontece de maneira determinante através das experiências sensoriais que ela proporciona. Quanto mais o consumidor tem contato a produtos e serviços por meio dos sentidos, maior será a chance dessas experiências ficarem registradas na memória, causando uma conexão entre cliente e marca.

Produzir experiências positivas ao consumidor através dos sentidos aumenta a familiaridade dele com a marca, criando uma identidade pela qual ele a reconhecerá. Som, cores, sabores e formas contribuem fortemente para que o consumidor estabeleça uma preferência e, quem sabe, fidelidade à marca.

Entretanto, é importante levar em consideração que cada caso é único e o comportamento dos consumidores depende de muitos fatores, que variam das questões sociais às fisiológicas. Em meio a tantos estímulos recebidos de todas as partes no dia a dia, o primeiro passo é fazer com que eles sejam percebidos, para então poder iniciar os seus objetivos.

Cada sentido possui algumas características a serem desenvolvidas. Para alguns estudiosos, o som é um importante fator por afetar diretamente o emocional das pessoas. Além disso, a música tem o poder de mudar o humor, apressar as pessoas ou relaxá-las.  Outro ponto importante são as cores, que podem diferenciar logos, vitrines, fixando a marca na memória do consumidor.

O paladar não é explorado somente pela indústria alimentícia. Diversas lojas servem guloseimas ou proporcionam algum tipo de alimento para seus clientes irem saboreando durante as compras. Já os aromas são amplamente utilizados para administrar a identidade de uma marca. 

Por fim, o tato pode proporcionar uma satisfação imediata ao consumidor. Tocar e sentir o produto podem ser experiências fundamentais para determinar a intenção de compra.

A construção da identidade de marca é algo bem complexo e de diversas abordagens. São necessários vários estudos e conhecimento de todos os recursos psicológicos como cognitivo, afetivo e conativo. A partir dessa combinação de experiência é possível ter uma noção de alternativas viáveis para cada negócio.

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