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Pesquisa sensorial é uma análise que busca compreender como os cinco sentidos humanos (visão, olfato, tato, paladar e audição) são determinantes nas tomadas de decisão por um indivíduo. Esse tipo de estudo visa não somente o que deseja o consumidor, mas o porquê e como os sentidos dele definem as suas escolhas.

Cor, tamanho e cheiro, dentre outros, são aspectos que causam diferentes interpretações sensoriais e que devem ser trabalhadas com inteligência, sempre buscando otimizar a experiência do consumidor.

Em um mercado altamente conectado e sem barreiras para o consumidor, com ofertas a todo instante dos mais diversos produtos e serviços, a análise da percepção sensorial pode ser um fator determinante para a fidelização do cliente. Entender como funciona a experiência dos sentidos do cliente é essencial para identificar também questões como a qualidade e aceitação mercadológica de um determinado produto.

Um exemplo de como a percepção sensorial pode ser efetiva é através das cores dos produtos. Em uma pesquisa

Pesquisa sensorial se tornou uma das melhores ações do marketing para conhecer seus consumidores e a relação deles com seus produtos

Pesquisa sensorial se tornou uma das melhores ações do marketing para conhecer seus consumidores e a relação deles com seus produtos

sobre atribuição de cores realizada na Universidade de Washington (disponível em: Colour Assignment), um dos tópicos era como os gêneros se relacionam com as cores. Os resultados mostraram que o roxo é a cor menos favorita entre os homens. Isso explica o porquê não é comum ferramentas de trabalho de um mecânico ou eletricista, profissões normalmente associadas ao gênero masculino, usarem a cor roxa. Por outro lado os produtos supostamente ligados às mulheres possuem cores mais suaves, que, segundo a pesquisa, elas têm maior afinidade.

Uma boa percepção sensorial na esfera corporativa também é essencial. Ambiente e atendimento bem preparados e que causem boas experiências para o cliente certamente o marcará. Por isso é importante compreender quais sensações visuais, auditivas etc, o espaço proporcionará. Além disso é necessário um entrosamento entre essas sensações, pois, um restaurante com mau cheiro pode comprometer todos os aspectos visuais que ele proporciona, por exemplo.

Portanto, a pesquisa sensorial é uma importante ferramenta para aqueles que desejam aumentar o mercado de seus produtos, sua lucratividade e qualidade, construindo também uma relação em longo prazo com seus clientes.

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