Blog

O paladar sofre interferência de diversos sentidos

O paladar sofre interferência de diversos sentidos

Comer é uma atividade que não diz respeito somente ao paladar, como já vimos aqui no blog. O sabor que sentimos quando comemos é o resultado da interação de vários sentidos e, sendo assim, sofre diversas interferências por causa da temperatura, de sua cor ou cheiro, por exemplo.

A coloração influencia muito na percepção dos sabores dos alimentos, já que, a primeira avaliação que fazemos deles é, na maioria das vezes, visual. Existem cores que são consideradas mais vibrantes, como o vermelho e o laranja, que instigam o Paladar. Por outro lado, o azul  e marrom são exemplos de cores consideradas menos estimulantes.

Outro fator de interferência no sabor de uma comida é a temperatura. Quando estão quentes, os alimentos soltam um maior número de moléculas aromáticas que estimulam o apetite. Por isso, uma feijoada fria pode ser difícil de comer, já que o sabor da forte mistura de ingredientes não terá o mesmo sabor. O café também quando frio tem o gosto amargo mais destacado.

A harmonização do prato causa um grande impacto no paladar de quem vai comer. Sendo assim, uma salada colorida dará a impressão de frescor, já um prato de feijoada num dia quente trará a sensação de calor. Até o recipiente que receberá o alimento causa uma percepção diferente no sabor.

Os grandes restaurantes, entendendo a importância de trabalhar os sentidos humanos, se preocupam muito com esse tipo de situação. Normalmente, os pratos são todos preparados com combinações de cores e distribuídos de forma bem pensada.

Comentários ( 0 )

    Deixe um Comentário

    Seu endereço de e-mail não será publicado. Necessita selecionar opção. *