Blog

 

O prazo de validade é o que determina se um alimento deve ou não ser consumido. Ele é responsável também por definir o tempo de vida útil de outros produtos não alimentícios como os cosméticos, por exemplo. Atuando de forma pontual, a análise sensorial é uma importante ferramenta para definir o prazo para que determinado item mantenha suas características sensoriais asseguradas.

Os estudos de tempo de vida de um produto desenvolvidos pela pesquisa sensorial trabalham em fatores que causam alterações ao produto. A análise sensorial colaborará na definição, por exemplo, das condições de armazenamento, transporte e venda de variados itens.

Os aspectos sensoriais de um produto podem dizer muito sobre ele. Um alimento com coloração ou cheiro diferente do padrão pode indicar que ele está fora dos parâmetros de consumo, causando, inclusive, riscos à saúde do consumidor. É muito comum que os alimentos apresentem condições desfavoráveis quanto ao armazenamento, afinal, é muito comum o crescimentos de microrganismos que causam decomposição. Em outros casos há problemas relacionados à degradação, descoloração, alterações de odor etc. que deixam um objeto inconsumível.

O estudo sobre a validade de um produto é imprescindível na formação de novos produtos. Garantindo dessa forma a manutenção das qualidades sensoriais das mercadorias quando armazenadas ou manuseadas nas condições indicadas.

Comentários ( 1 )

  • Antonio Jean Militão Braga disse:

    Boa noite!
    Poderia me indicar dois livros para leitura que abordam data de validade e de fabricação do produtos?
    Desde já meus agradecimentos.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Necessita selecionar opção. *