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Experimentação pode ajudar na fidelização do cliente.

A decisão de fazer uma compra envolve muitos aspectos. Há diversos fatores emocionais, sociais e econômicos envolvidos no processo. É através do marketing sensorial que marcas tentam criar experiências únicas utilizando os sentidos para conquistar seus consumidores. Uma das estratégias utilizadas é a experimentação, que busca aproximar o consumidor ao produto através, principalmente, do tato.

 

A degustação do produto pode afetar diretamente na decisão de compra do consumidor. A partir do momento em que se experimenta um tênis ou uma camisa sente-se a textura, o peso e o formato daquele item. Ao tocar nos objetos o cliente começa a se envolver emocionalmente a eles. É nesse ponto que a pesquisa de mercado sensorial pode fazer a diferença. Qual é a sensação que o cliente tem ao tocar o seu produto? Muitas marcas já entenderam a importância disso. E você?

Já reparou como em diversas lojas de tecnologias existem pontos em que se pode tocar e sentir os objetos como computadores, tablets etc.? Normalmente, essa estratégia foi bem pensada antes para garantir que o consumidor tenha uma boa interação com o produto em questão. Um indivíduo que vai comprar um smartphone, por exemplo, além de levar em consideração os aspectos técnicos, também se preocupa com o peso, o tamanho, as diferenças físicas de um modelo para o outro, a facilidade de manejar ou transportar etc.

A indústria automobilística trabalha bem a exploração dos sentidos para atrair seus clientes. No comércio de veículos é comum o consumidor entrar nos carros em exposição, tocar, sentir o cheiro, fazer um test drive, num processo que envolve não somente o tato, mas outros sentidos também.

Recentemente uma empresa de fraldas inovou no lançamento de uma nova linha de seus produtos. No local de venda os produtos eram distribuídos ao alcance dos clientes para que os mesmos pudessem manuseá-los e sentir as inovações propostas pela marca. Uma estratégia diferente levando em consideração que este tipo de produto é vendido lacrado, sem que o consumidor possa tocá-lo.

O tato é um sentido presente em toda a superfície externa do corpo humano, embora grande parte dos estudos de marketing dê mais importância ao uso das mãos. Dessa forma, existem diversos tipos de interação com o sentido. Em todo caso, a pesquisa sensorial pode garantir que a percepção errada não seja transmitida através do produto.

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