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A análise sensorial possui alguns métodos específicos para sua realização. Cada teste tem objetivos próprios que variam de acordo com o objeto de pesquisa. Voltado para o mercado consumidor, os testes afetivos representam as opiniões e  gostos dos consumidores sobre determinado produto e são analisados de forma quantitativa.

Esse tipo de teste pode ser aplicado em diversas situações, uma delas é na otimização da qualidade de um produto. Ocorre quando é necessária, por exemplo, a troca de uma matéria prima por algum motivo, seja ele mercadológico ou apenas para garantir uma melhora no item.

Outra aplicação para o teste afetivo acontece entre produtos concorrentes para verificar o quanto o consumidor gosta ou desgosta do produto em relação à concorrência. E por fim, no desenvolvimento do produto ou para viabilizar o acesso a um mercado potencial é também aplicado o teste afetivo.

Para escolha dos participantes é levado em conta algumas características como: idade, sexo, renda e frequência de uso do produto, fatores culturais e demográficos.

Os testes afetivos normalmente apresentam uma variação muito grande entre os participantes, tornando sua interpretação mais difícil. Isso se deve ao fato de que as respostas dessa pesquisa são manifestações pessoais de gostos ou percepções.

O método afetivo é apenas um de vários métodos usados pela pesquisa sensorial. Há outros testes como os discriminativos e descritivos que trabalham de acordo com outros objetivos de análise.

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