Você sabe como o consumidor percebe o seu produto?

Você sabe como o consumidor percebe o seu produto?

A percepção do consumidor sobre um produto envolve tanto suas características intrínsecas, como aparência, aroma, sabor e textura, quanto às características extrínsecas, como embalagem e informações nela contidas.

Além disso, a percepção do consumidor pode também ser afetada por características extrínsecas associadas à situação de consumo. 

Cada vez mais a embalagem tem se tornado um veículo importante para atrair a atenção dos consumidores no ponto de venda, contribuindo também para moldar as expectativas sensoriais e  a aceitação do produto. 

Estudos mostram que cores específicas estão associadas à determinados gostos básicos.

Amarelo e verde remetem a ácido/azedo, vermelho/rosa a doce e marrom/preto remetem à amargo1,2.

Essas associações são chamadas de associações crossmodais ou seja, associações não arbitrárias entre estímulos aparentemente não relacionados, provenientes de diferentes modalidades sensoriais (no caso aqui – cor e sabor). Outros exemplos de associações crossmodais são: som e sabor; som e cor e textura e sabor.  

Ao integrar dados de diferentes estímulos sensoriais via associações crossmodais  podemos obter informações sobre a percepção sensorial de forma mais completa e coerente, contribuindo para uma maior assertividade nos projetos de desenvolvimento e/ou aperfeiçoamento de produtos. 

A cor de uma determinada embalagem/recipiente pode influenciar a percepção do consumidor nos diferentes momentos de interação com o produto, seja no momento da compra no ponto de venda,  no preparo e também no consumo em casa, influenciando as expectativas sensoriais, hedônicas e emocionais dos consumidores.

 

Inúmeros estudos, em diferentes categorias de alimentos (bebidas, iogurtes, chocolates e café) comprovam essas associações crossmodais.


Para cafés selecionados, por exemplo, observa-se que os consumidores associam a embalagem rosa com cafés mais doces, embalagem amarela com cafés mais ácidos e cafés com embalagens escuras (marrom e preto) com cafés mais amargos.

Além da associação com gostos básicos, o perfil sensorial também é influenciado pela cor da embalagem. Para cafés associados a notas sensoriais como açúcar mascavo, nozes torradas e/ou cacau as cores de embalagem mais adequadas são marrom e preta. Já cafés com notas cítricas, florais e de frutas vermelhas as cores amarela, rosa e azul respectivamente são as mais indicadas2.

 

Além disso, as cores também podem transmitir significados afetivos, como o moderno, para as cores rosa e verde. A cor verde também é associada com orgânico, enquanto vermelho é associado à sofisticação. 


Resultados similares são percebidos quando cafés de diferentes origens (com diferentes intensidades de dulçor e amargor) são avaliados em xícaras de diferentes cores. A percepção do dulçor e amargor (antes e após a degustação) assim como a aceitação (degustação) são impactados pela cor do recipiente1

Entender como diferentes características extrínsecas afetam a percepção do produto pode ser fator decisivo para o sucesso do negócio.

Com o uso de técnicas sensoriais das mais variadas como testes de aceitação, mapeamento sensorial  e avaliação de conceitos a Sensenova pode ajudar a indicar as melhores rotas para o desenvolvimento do seu produto, aproximando-o cada vez mais ao consumidor alvo.

Se você deseja criar conexões verdadeiras com seus consumidores entre em contato conosco! Estamos prontos para ajudar você a entender melhor seu público e desenvolver produtos que realmente conectem com seus consumidores.

 

Material de apoio

  1. Carvalho, F.M. & Spence, C. Cup colour influences consumers’ expectations and experience on tasting. specialty coffee. Food Quality and Preference 75 (2019) 157–169
  2. Carvalho, F.M.; Forner, R.A.S; Ferreira, E.B. & Behrens, J.H. Packaging colour and consumer expectations: Insights from specialty coffee. Food Research International 208 (2025) 116222

Compartilhe

Pesquisar

Posts Recentes

Você sabe como o consumidor percebe o seu produto?
O poder da Pesquisa Sensorial na construção de marcas icônicas
Como a Ciência Sensorial impulsiona a inovação de produtos

Posts relacionados